segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Toninho Vaz no XX Congresso de Poesia


O XX Congresso Brasileiro de Poesia acontece este ano em Bento Gonçalves (RS) entre os dias 24 e 29 de setembro. Na noite do dia 24, o autor Toninho Vazfala sobre A poesia rebelde de Leminski e Torquato Neto, seus biografados.

O paranaense Leminski e o piauiense Torquato, embora nascidos em pontos extremos do Brasil, conseguiram, nos anos 60, provocar impacto com palavras e atitudes rebeldes, inscrevendo seus nomes na lista de jovens pensadores inconformados, os chamados "autênticos".

"Eu sempre digo que as duas biografias compõem a minha microantologia biográfica de poetas malditos", brinca Vaz. "Além da verve rebelde, os dois nasceram no mesmo ano e em 2014 estariam completando setenta anos. Estou procurando uma boa editora para relançar as duas biografias, que estão esgotadas e disponíveis."

Durante a semana haverá uma tarde de autógrafos do livro Solar da Fossa, (Casa da Palavra/LeYa), sobre o casarão colonial no bairro carioca de Botafogo por onde passaram nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Paulinho da Viola e Tim Maia. Para saber mais detalhes sobre o evento – que homenageia nesta edição o poeta gaúcho Sérgio Napp – acesse http://poebras.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário