segunda-feira, 25 de julho de 2011

Solar da Fossa revive no livro de Toninho Vaz

Era uma vez um casarão colonial em Botafogo, onde hoje fica o shopping Rio Sul, que mudou para sempre os rumos da cultura carioca e brasileira. De 1964 a 1971, passaram pelo Solar da Fossa alguns dos principais nomes da música popular, teatro, cinema, televisão, imprensa e política.

Entre os inquilinos que viriam se tornar famosos estão: Caetano Veloso, Gal Costa, Paulo Coelho, Paulinho da Viola, Paulo Leminski, Tim Maia, Maria Gladys, Betty Faria, Ítala Nandi, Antônio Pitanga, Marieta Severo, Zé Kéti, Gutemberg Guarabyra, Abel Silva, Cláudio Marzo, Mauro Mendonça, Naná Vasconcelos, Adelzon Alves e Darlene Glória, a maioria na faixa de 23 ou 24 anos. “Se havia um terremoto cultural e político acontecendo na cidade maravilhosa, o Solar era o epicentro”, define o jornalista e escritor Toninho Vaz.

Toninho é o autor de Solar da Fossa - O berço da vanguarda cultural e política dos anos 1960 (Editora Casa da Palavra). Para a pesquisa do livro, ele entrevistou 100 pessoas. “Até o último minuto para fechar o livro, eu continuava achando ex-moradores do Solar, todos com ótimas lembranças daquela época”. Como, por exemplo, o ex-ministro Cristovam Buarque e o atual ministro Moreira Franco, também ex-moradores do Solar.




No Solar foram compostas mais de 15 canções-emblemas da Música Popular Brasileira, como Alegria, alegria, de Caetano Veloso; Sinal Fechado de Paulinho da Viola; e Paulo Leminski escreveu longas partes de seu romance Catatau. Grupos como o trio Sá-Rodrix-Guarabyra se formaram no Solar.

Em 1972, o casarão foi demolido. “Não é difícil imaginar que a destruição de um patrimônio desta natureza seria difícil nos dias de hoje, com a imprensa receptiva às denúncias contra crimes ao patrimônio”, arrisca Toninho. Ironia do destino: a imagem do Solar está gravada para sempre no filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1967, na seqüência aérea do helicóptero que passa por dentro do Túnel Novo.

O texto de apresentação do livro é assinado por Ruy Castro, que morou no Solar aos 19 anos, em dezembro de 1967.

A noite de autógrafos será dia 2 de agosto, terça-feira, na Livraria Argumento, Leblon. Muitos ex-moradores do famoso casarão já confirmaram presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário