terça-feira, 27 de novembro de 2012

É feira ou é festa? É festa!



Uma festa para o povo! Foi exatamente isto que senti ao participar da VIII Festa Literária Internacional de Pernambuco e de seus núcleos de atividades.

Este sentimento surge ao ver pessoas de todas as classes sociais se envolverem com a multiplicidade de temas propostos e com as várias maneiras de travarem contato com o livro e a literatura.

Não somente os amantes de Nelson Rodrigues puderam se deliciar com os debates do Congresso Literário. Os leitores também conheceram novos escritores e compartilharam momentos com os já tão queridos. Não somente os adultos foram contemplados: tinha muita festa para as crianças, os jovens... e até para os bebês!

Não somente através de formas tradicionais foi possível mergulhar no mundo literário, mas também utilizando linguagens e ferramentas variadas: cinema, música, oficinas práticas, gastronomia, ecologia, mundo digital... e o povo participou de tudo!

Foi uma festa de prazer para os cinco sentidos. Para os olhos, o charme de Olinda, a diversidade de rostos e olhares que compõem nossa gente e os sorrisos múltiplos, incansáveis, encantadores. Na pele, sol de rachar, braços roçando, roupa que gruda e o fresquinho do ar refrigerado... porque ninguém é de ferro! Ao paladar, o contraste entre as delícias dos chefs e os populares pastéis, acarajés e tapiocas preparados na hora. Os cheiros no ar eram muitos, dos tipos pipoca, flor se abrindo, suor infantil, café, tinta no papel. Para os ouvidos foram reservados momentos mágicos como a voz de Bethânia, o lamento flamenco, a criançada cantando, a música medieval na calçada e as melodias de Capiba, sob a batuta de mestre Suassuna.

Quatro autores da Shahid estiveram nesta Fliporto: José Eduardo Agualusa, com sua literatura arrebatadora; Sonia Rodrigues, presente de corpo e alma; José Castello, divertido e gentil; e Luis Eduardo Matta, irreverente e cativante.

Tudo refletiu cultura, alegria, cumplicidade, dedicação e prazer... e o povo adorou!

Por Isabel Valle, enviada especial da Shahid à Fliporto 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário