segunda-feira, 27 de maio de 2013

Raimundo Carrero na Shahid

O escritor pernambucano Raimundo Carrero, vencedor de prêmios literários importantes como o Machado de Assis (1996 e 2010), o Jabuti (2000) e o São Paulo de Literatura (2010), é o mais novo cliente da Shahid – em parceria com o agente literário Stephane Chao.

Músico profissional nos anos 1960, e com uma carreira literária de mais de três décadas, Carrero deixa a musicalidade transparecer em sua literatura. Seu novo romance, Tangolomango - Ritual das paixões deste mundo – o primeiro publicado após sofrer um AVC, em 2010 – é, segundo o autor, o mais musical. "É como se o frevo pudesse falar", explica. A narrativa é toda pontuada por marchas carnavalescas, recentes e antigas, tristes e alegres.

Tangolomango conta a história de tia Guilhermina, uma mulher solitária, pura e ao mesmo tempo despudorada, que criou o sobrinho Matheus e sente por ele uma paixão que busca rejeitar. Mas não apenas. Ele convida o leitor a acompanhar, passo a passo, a história íntima, psicológica e secreta de toda uma geração de brasileiros que viveu os anos turbulentos do século 20. Tia Guilhermina conhece, em sua trajetória de vida e de sonhos, todos os caminhos que formam e estruturam um povo.

Trata-se de um romance curto e incisivo, marcado pela força literária e domínio técnico do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário