segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

No ritmo do samba


Anos de pesquisas sobre o universo do samba, conversas com a velha guarda da Portela, um pulo no Recôncavo Baiano para ver de perto o samba de roda. Desse passeio popular – inspirado por sua "cabrocha", como brinca o autor – nasceu o livro Histórias do samba – de João da Baiana a Zeca Pagodinho (Matrix), que o pesquisador e escritor Marcos Alvito acaba de lançar. Saído do forno às vésperas do carnaval, o livro reúne cem histórias curiosas sobre este que é o gênero musical mais querido do Brasil. Em conversa com a Shahid, Marcos fala sobre o prazer – e a responsabilidade – de popularizar um tema que estuda desde 1998, relembra um e outro "causo" e promete um segundo volume de histórias. "Tudo sem pressa, no ritmo do samba", adianta.


Histórias do samba conta cem histórias no mínimo curiosas sobre esse gênero musical. Como nasceu a ideia de reuni-las em livro?
Eu sou professor na UFF e, há mais de dez anos, utilizo o samba como fonte histórica em sala de aula. Mas faltava um impulso que me levasse a escrever as histórias. Totalmente apaixonado por uma cabrocha, que é professora de Literatura, comecei a escrever uma história por dia e a enviar os textos a ela. Depois começamos a namorar e eu continuei lhe mandando as histórias, que ela comentava, sugeria mudanças... Posso dizer que o livro nasceu de dois grandes amores: pelo samba e pela cabrocha Licia Paranhos.

Como foi o trabalho de resgate dessas histórias?
Eu fui pesquisando ao longo de mais de dez anos, enquanto preparava cursos, escrevia artigos e fazia incursões no mundo do samba: conversas com a Velha Guarda da Portela, rodas de samba por toda a cidade, uma ida ao Recôncavo Baiano para conhecer o samba de roda. Tudo sem pressa, no ritmo do samba.

Que nomes do samba figuram nesses "causos"?
Há sambistas "clássicos" como Noel, Nelson Cavaquinho, Cartola. E há também histórias de compositores fundamentais, com músicas muito conhecidas e importantes, mas que ainda são desconhecidos do grande público. É o caso de Romildo, que compôs, junto com Toninho Nascimento, o famoso "Contos de Areia", que levou Clara Nunes ao topo da parada de sucessos. É aquela que começa "É água no mar...". Aliás, tem uma história gozada sobre isso, que eu não conto no livro mas conto agora: a letra original dizia "É lua no mar...". Mas Romildo, na hora de gravar a fita para mandar para Clara Nunes, sempre errava, dizendo "É água no mar...". Depois de várias tentativas, o parceiro desistiu: "Manda esse negócio assim mesmo". E foi um sucesso nacional.

É possível destacar, entre tantas, a história mais inusitada?
Há muitas. Mas tem uma que eu adoro. Às vésperas do carnaval de 1912, morre o Barão do Rio Branco, um político importantíssimo, figura de destaque na monarquia e também na república. O governo resolve suspender o carnaval, prometendo realizá-lo em abril. Avisa aos jornais, convoca os cordões e todo mundo diz estar de acordo. Mas na sexta-feira o povo não quer nem saber, faz o maior carnaval. E pula de novo em abril, conforme combinado. Foi o único carnaval com bis da história.

Você estuda o samba desde 1998. Como foi trazer ao público, de forma tão leve, curiosidades sobre um tema com o qual costuma lidar como pesquisador?
Foi um prazer imenso. Mas também uma responsabilidade: há que ter um compromisso em não trair a tradição do samba e dos seus valores. Por trás da informalidade, há uma filosofia e uma ética.

Qual o valor da cultura do samba para a nossa sociedade?
O samba é como o rio Amazonas, cuja grandeza se deve também a seus afluentes. Acabaram por desaguar nele muitas outras formas musicais como o lundu, o calango, o jongo. Ele foi fruto de uma longa tradição afro-brasileira e ao mesmo tempo sofreu mudanças que permitiram a esta tradição dialogar com novos desafios.

Em entrevista ao jornal O Globo, você diz que planeja um segundo volume de histórias do samba. Podemos esperar?
O segundo volume virá naturalmente, porque há um mar de histórias sobre o samba e seria uma injustiça contar somente cem. Vou escrevendo as histórias no mesmo ritmo do primeiro volume, uma por dia, para poder saborear. O samba nos ensina que devagar também é pressa e que às vezes a lentidão proporciona mais prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário