sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Boa ventura!", agora em Portugal


Fevereiro de 1876. O falido rei D. Luís I vasculha os cofres portugueses à procura de joias que possam ser vendidas para pagar dívidas. Na busca, ele encontra uma pepita de ouro de pouco mais de 20 quilos, do tamanho de um melão. Esquecida por décadas nos Tesouros Reais, a pedra retirada de solo brasileiro é o último remanescente de uma época de riqueza incalculável para o velho império lusitano.

É com esta cena que o jornalista Lucas Figueiredo dá início à reportagem histórica que resultou no livro Boa Ventura!, publicado pela Record em 2011. Agora, a obra é lançada também em Portugal, pela Editora Marcador e com novo título: A última pepita. Elogiada por Laurentino Gomes, a aventura narra a dura e demorada trajetória de monarcas perdulários e administradores corruptos em direção às nossas riquezas minerais – logo pulverizadas por toda Europa.

A Shahid se orgulha de ter conduzido o processo de venda dos direitos e publicação fora do Brasil de obra tão bem produzida. O escritor Lucas Figueiredo já acumula três prêmios Esso – o mais importante do jornalismo nacional – e a autoria de outros quatro livros-reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário